Aumente a velocidade de sua rede Wi-Fi com estas dicas !

TENTAR CONSEGUIR UMA VELOCIDADE de w-fi ESTÁVEL é sempre uma dor de cabeça, e

apesar de não ser fácil, lendo este artigo você poderá tentar !

Entenda que a forma como o seu roteador foi previamente configurado pode sofrer interferências advindas de

outros roteadores próximos ao seu dispositivo wireless.

Entenda também que as condições do local de instalação do seu roteador, seja em prédios, casa, escritório, etc…

sempre sofrerá uma grande influência de outros Roteadores Wi-fi.

Mas Eu tenho uma boa notícia: dá pra melhorar muito !

Quando usar os canais Wi-Fi 1, 6 e 11 ? Em todo roteador wireless existem configurações de seleção de canais, certo ? Todos os roteadores que eu configurei tem estas configurações de canis definidas em modo automático de seleção, porém se você olhar bem a lista de canis, logo dá pra notar que existe pelo menos uns 12 canais pelo menos para o Wireless. Escolhendo o canal wifi mais adequado aos seu ponto wi-fi pode melhorar sensivelmente a sua área de cobertura wireless e também o desempenho da rede wireless como um todo. Contudo, mesmo que você consiga encontrar o melhor canal wi-fi, isso naõ significa que você deve fixar este canal imediatamente - eu explico ! Além do canal escolhido, há uma infinidade de faixas de frequências entre 2,4 GHz até ,5,9 GHz, e elas as frequências têm a sua própria grade de canais. Normalmente, quase todos os roteadores de mercado irão utilizar a banda mais comum que é a de 2,4 GHz com um total de 13 a 14 canais, porém você só consegue fazer funcionar até o 11 pois são os canais mais populares
entre todos os dispositivos utilizados em todo o mundo.

O padrão 802.11n (a, b, g, n)

Você sabia que todas os padrões 802.11 (a, b, g, n) funcionam entre as frequências de canais 2400 e 2500 MHz ? Sim, funciona nos 100 MHz entre 2400 e 2500. Eles são divididos dentre 13 a 14 canais de 20 MHz cada, chega a ser óbvio que o resultado desta divisão de canais de 2.4GHz se sobrepõe a outros canais, esta sobreposição faz com que o capacidade da rede wireless seja bastante afetada… Canais que não se sobrepoem a outros canais: 1, 6, e 11 ! Os canais mais usados pelos roteadores que utilizam a frequência de 2,4ghz são os canis 1, 6 e 11, porque eles não se sobrepoem a outros canais wireless. Eu sempre aconselho a utilizar os canais 1, 6 ou 11 quando você não estiver utilizando 802.11 a, b ou g. Canais que não se sobrepoem a outros ! Como eu disse no parágrafo acima, cada canal wireless que trafega na faixa de 2,4 GHz possui 20 MHz de largura. Então quando você utiliza o padrão 802.11n com canais de 20 MHz, você deveria escolher entre os canais 1, 6 e 11. É claro que se você for usar canais de 40MHz, você terá de levar em consideração que as ondas wireless de rádio poderão ficar congestionadas a menos que você more em algum local isolado, sem outros rádios ao redor. Você precisa entender e fixar que toda frequência de onda é de 100MHz de largura, e nos centros dos canais, elas (frequêcnias) são separadas apenas por 5MHz, e sendo assim nós ficamos limitados a onze canais, a não ser que se sobreponham canais.
Qual canal wireless usar no meu em prédio ou no escritório da empresa ? É o que eu já disse anteriormente: utilize os canais 1, 6 e 11 que sofrem menos interferências ! Dependendo das redes Wi-Fi nas redondezas, um deste canais pode ser uma escolha boa a se fazer. Um exemplo: imagine que você escolheu o canal 1, mas algum roteador perto de você está utilizando o canal 3, então automaticamente você vai escolher o canal 11 para evitar e ficar distante da sobreposição de canais, embora o canal 6 funcione tão bem ou até em alguns casos melhor que o 11. Fixe isso: por mais que você queira utilizar outros canais além do 1, 6 e 11, lembre-se de que todos ao seu redor estarão com o mesmo pensamento, que afeta em demasiado a performance de seu wireless, e em alguns casos, você é a fonte do problema de interferência de canais. Em um cenário hipotético, se todos configurassem seus roteadores nos canais 1, 6, 11 não haveraim problemas. No entanto, dependendo dos obstáculos ao seu redor, se você optar pelo canal 1 te ajudará a traspor estes obstáculos, mas se houver problemas utilize outro canal disponível.
Ok, e se os canais wireless 1, 6 e 11 estiverem superlotados ? Lembre-se que os canais 2, 3, 4 e 5 se colocam por cima dos canais 1 e 6, enquanto os canais 7, 8, 9 e 10 se colocam por cima dos canais 6 e 11. Em outras palavras, isto significa que quando os canais 1, 6 e 11 estão cheios, todos os canais entre eles também são afetados, não adianta correr ! Se você mora em uma região com muitas redes Wi-Fi que foram configuradas nos canais 1 e 6, mesmo que você mude para o canal 3 ou 6 provavelmente não ajudará em nada seu sinal. De fato, isso pode resultar até na perda da força do sinal por causa do aumento da quantidade de interferência. Como regra geral, você deveria utilizar os canais 1, 6 e 11 mesmo que estejam lotados. Isso chega a ser óbvio de meu ponto de vista é claro, que você deva experimentar outros canais, mas antes disso, verifique a força do sinal e o desempenho da sua rede com um app que monitore o sinal.
Falar sobre wireless é muito complexo ! Se eu tivesse que citar 3 motivos de Interferência numa rede Wireless eu citaria: 1. interferência de dispositivos próximos. 2. interferência de canais próximos. 3. interferência entre canais. Então, sendo assim, acho que ficou bem claro que todas as conexões WiFi podem ser afetadas por interferências externas de ondas eletromagnéticas, por isso eu falei em ondas de rádio nos páragrafos acima. O motivo número 1 seria a interferência de dispositivos próximos que muitas vezes nem tem relação direta ao roteador wireless. Há vários equipamentos eletrônicos que podem interferir na banda de 2,4 GHz. Alguns deles causam interferência porque também utilizam ondas de rádio para funcionar, como: CFTV Wireless, Bluetooth, Sensores de movimento, e smartphones. Já outros interferem simplesmente porque emitem ondas de radiação eletromagnética como um micro-ondas. Você deve sempre colocar seu roteador em algum local que ele possa se destacar e sofrer a mínima interferência possível. Eu utilizo o app Wi-Fi Analyzer para verificar o melhor canal wireless para meu roteador, mas você pode utilizar outro a sua escolha. O motivo de número 2 é o canal próximo ao seu, pois a interferência gerada pelo canal vizinho acontece quando roteadores clientes nos canais que se colcoam um por cima do outro efetuam broadcast ao mesmo tempo. Neste interim, você tentar escolher o melhor canal wireless neste emaranhado de canais sobrepostos é deveras importante. Se você tiver paciência e for ajsutando aos poucos, as interferências que são relacionadas a canais podem ser reduzidas, ou até excluídas por completo após a escolha do melhor canal Wi-Fi para sua rede. Como os canais 1, 6, e 11 não passam um por cima do outro, fize sua escolha nestes canais, Inclusive os roteadores Wireless mais novos conseguem lidar com a interferência de canal vizinho muito melhor do que os roteadores antigos aonde a padronização de canais era forçada no mesmo canal Wi-Fi.
Motivo número 3, seria a interferência entre canais ! Pelo que eu já vi e vejo acontecer, as redes wireless são proetadas para os dispositivos se revezarem na transmissão e recepeção de dados. Ás vezes este tempo de espera para que cada um dos dispositivos receba sinal verde para conversar é demorado, por que quanto mais dispositivos estiverem conectados a sua rede ou canal vizinho, maior o tempo de espera para o sinal verde. Isso é o resultado de vários roteadores wi-fi fazendo o possível para transmitir dados sem atrapalhar os outros roteadores. Imagine que você está em um show de rock com seu amigo(a), e é claro que todo mundo por lá está gritando e falando ao mesmo tempo, desta forma não se ouve quase nada de quem está ao seu lado pois todos estão falando e gritanto ao mesmo tempo. Fazendo uma analogia, é assim que a interferência entre canais acontece.
e a banda de canais de 5 GHz, como fica ? Atualmente a banda dos 5 GHz (802.11n and 802.11ac) oferecem caminhos mais livres nas altas frequências na verdade, ele oferece 23 canais de 20MHz que não se sobrepujam ! Os 5GHz que iniciam pelo 802.11n e vai até o 802.11ac, vem ganhando espaço. Se você tem um destes roteadores novos de 3 antenas ou mais, então você provavelmente tem um wi-fi 802.11n ou um wi-fi 802.11ac. Todo os que configurei possuem seleção de canal wi-fi automaticamente, ajustando a potência de sinal de saída para aumentar a velocidade, ao mesmo tempo em que reduz a interferência. Mesmo assim eu prefiro configurar manualmente !
Como está acompatibilidade de banda de canal de 5 GHz ? Se você se lembra, o padrão 802.11n foi lançado em 2009 e pode ser utilizado nas bandas de frequência de 2,4 GHz ou 5 GHz. O padrão 802.11ac foi lançado em 2013 e ampliou a faixa de frequência do canal de 40MHz no padrão 802.11n para 160 MHz, e largura de banda de canal obrigatória de 80 MHz para estações, resultando em taxas de transferência de até 1 gigabit . O 802.11ax que é chamado de wi-fi 6 pela Wi-Fi Alliance, é a versão mais recente do padrão IEEE 802.11, projetado para operar em todos os espectros de banda entre 1 e 7 GHz. Está mais do que comprovado que que roteadores wi-fi 802.11ax atingem velocidades de até 11 Gbit/s, em parte graças à capacidade de evitar interferências de redes vizinhas. Quando se usa a banda de 5GHz e se tem paredes grossas, ou obstáculos ao sinal, ele será depreciado pois a freuência de 5GHz não possuem muita força para enviar um sinal forte que seja rápido, neste caso você pode escolher um canal de 40, 80 e 160MHz. Com a utilização em massa dos 5GHz teoricamente não precisaremos mais selecionar o canal wi-fi mais adequado, pois isso seria automático feito pelo roteador, mesmo assim eu ainda acho uma boa idéia monitorar.
eu Devo utilizar a banda de canal de 2,4GHz ou 5GHz ? Meu conselho é, que se você possui um roteador wi-fi que seja bastante atualizado, acho que há uma grande chance de que seu roteador seja compatível com a banda de canal de 2.4GHz e 5.0GHz. Você tem que escolher qual banda é a melhor no seu caso, pois ambas as bandas têm seus prós e contras… Frequência/Banda de 2.4GHz: Oferece um alcance maior, inclusive atravessando barreiras, porém transmite dados em velocidades mais lentas. Frequência/Banda de 5.0GHz: Oferece menor área de cobertura, e sofre com obstáculos, porém transmite dados em velocidades mais rápidas. As frequências mais altas como é o caso dos 5GHz têm mais dificuldade em penetrar paredes e outros objetos mais sólidos, é por isso que a banda de 5GHz não é ideal para transmitir dados em longas distâncias. Ok, fico feliz pois os roteadores wireless mais atuais podem facilmente usar a banda automática de canal de 2,4GHz e de 5GHz ao mesmo tempo, oferecendo um modo automátiuco bem razoável ao meu ver. Esses tais roteadores são chamados de Dual-band (banda dupla), alguns destes roteadores são Tri-band (banda tripla) transmitem um sinal na banda de 2,4GHz e dois sinais na banda de 5GHz, ótimos para a zona da cidade onde se tem muitas redes wi-fi disputando sinal. Meu conselho final, é que se você não puder utilizar a banda de canal de 2,4GHz e 5GHz ao mesmo tempo, faça testes para ver o que melhor se adequa a você.

Aumente a velocidade de sua

rede Wi-Fi com estas dicas !

TENTAR CONSEGUIR UMA VELOCIDADE de w-

fi ESTÁVEL é sempre uma dor de cabeça,

e apesar de não ser fácil, lendo este

artigo você poderá tentar !

Entenda que a forma como o seu roteador foi

previamente configurado pode sofrer interferências

advindas de outros roteadores próximos ao seu

dispositivo wireless.

Entenda também que as condições do local de instalação

do seu roteador, seja em prédios, casa, escritório, etc…

sempre sofrerá uma grande influência de outros

Roteadores Wi-fi.

Mas Eu tenho uma boa notícia: dá pra melhorar muito !

Quando usar os canais Wi-Fi 1, 6 e 11 ? Em todo roteador wireless existem configurações de seleção de canais, certo ? Todos os roteadores que eu configurei tem estas configurações de canis definidas em modo automático de seleção, porém se você olhar bem a lista de canis, logo dá pra notar que existe pelo menos uns 12 canais pelo menos para o Wireless. Escolhendo o canal wifi mais adequado aos seu ponto wi- fi pode melhorar sensivelmente a sua área de cobertura wireless e também o desempenho da rede wireless como um todo. Contudo, mesmo que você consiga encontrar o melhor canal wi-fi, isso naõ significa que você deve fixar este canal imediatamente - eu explico !
Além do canal escolhido, há uma infinidade de faixas de frequências entre 2,4 GHz até ,5,9 GHz, e elas as frequências têm a sua própria grade de canais. Normalmente, quase todos os roteadores de mercado irão utilizar a banda mais comum que é a de 2,4 GHz com um total de 13 a 14 canais, porém você só consegue fazer funcionar até o 11 pois são os canais mais populares entre todos os dispositivos utilizados em todo o mundo.

O padrão 802.11n (a, b, g, n)

Você sabia que todas os padrões 802.11 (a, b, g, n) funcionam entre as frequências de canais 2400 e 2500 MHz ? Sim, funciona nos 100 MHz entre 2400 e 2500. Eles são divididos dentre 13 a 14 canais de 20 MHz cada, chega a ser óbvio que o resultado desta divisão de canais de 2.4GHz se sobrepõe a outros canais, esta sobreposição faz com que o capacidade da rede wireless seja bastante afetada… Canais que não se sobrepoem a outros canais: 1, 6, e 11 ! Os canais mais usados pelos roteadores que utilizam a frequência de 2,4ghz são os canis 1, 6 e 11, porque eles não se sobrepoem a outros canais wireless. Eu sempre aconselho a utilizar os canais 1, 6 ou 11 quando você não estiver utilizando 802.11 a, b ou g. Canais que não se sobrepoem a outros ! Como eu disse no parágrafo acima, cada canal wireless que trafega na faixa de 2,4 GHz possui 20 MHz de largura. Então quando você utiliza o padrão 802.11n com canais de 20 MHz, você deveria escolher entre os canais 1, 6 e 11. É claro que se você for usar canais de 40MHz, você terá de levar em consideração que as ondas wireless de rádio poderão ficar congestionadas a menos que você more em algum local isolado, sem outros rádios ao redor. Você precisa entender e fixar que toda frequência de onda é de 100MHz de largura, e nos centros dos canais, elas (frequêcnias) são separadas apenas por 5MHz, e sendo assim nós ficamos limitados a onze canais, a não ser que se sobreponham canais.
Qual canal wireless usar no meu em prédio ou no escritório da empresa ? É o que eu já disse anteriormente: utilize os canais 1, 6 e 11 que sofrem menos interferências ! Dependendo das redes Wi-Fi nas redondezas, um deste canais pode ser uma escolha boa a se fazer. Um exemplo: imagine que você escolheu o canal 1, mas algum roteador perto de você está utilizando o canal 3, então automaticamente você vai escolher o canal 11 para evitar e ficar distante da sobreposição de canais, embora o canal 6 funcione tão bem ou até em alguns casos melhor que o 11. Fixe isso: por mais que você queira utilizar outros canais além do 1, 6 e 11, lembre-se de que todos ao seu redor estarão com o mesmo pensamento, que afeta em demasiado a performance de seu wireless, e em alguns casos, você é a fonte do problema de interferência de canais. Em um cenário hipotético, se todos configurassem seus roteadores nos canais 1, 6, 11 não haveraim problemas. No entanto, dependendo dos obstáculos ao seu redor, se você optar pelo canal 1 te ajudará a traspor estes obstáculos, mas se houver problemas utilize outro canal disponível.
Ok, e se os canais wireless 1, 6 e 11 estiverem superlotados ? Lembre-se que os canais 2, 3, 4 e 5 se colocam por cima dos canais 1 e 6, enquanto os canais 7, 8, 9 e 10 se colocam por cima dos canais 6 e 11. Em outras palavras, isto significa que quando os canais 1, 6 e 11 estão cheios, todos os canais entre eles também são afetados, não adianta correr ! Se você mora em uma região com muitas redes Wi-Fi que foram configuradas nos canais 1 e 6, mesmo que você mude para o canal 3 ou 6 provavelmente não ajudará em nada seu sinal. De fato, isso pode resultar até na perda da força do sinal por causa do aumento da quantidade de interferência. Como regra geral, você deveria utilizar os canais 1, 6 e 11 mesmo que estejam lotados. Isso chega a ser óbvio de meu ponto de vista é claro, que você deva experimentar outros canais, mas antes disso, verifique a força do sinal e o desempenho da sua rede com um app que monitore o sinal.
Falar sobre wireless é muito complexo ! Se eu tivesse que citar 3 motivos de Interferência numa rede Wireless eu citaria: 1. interferência de dispositivos próximos. 2. interferência de canais próximos. 3. interferência entre canais. Então, sendo assim, acho que ficou bem claro que todas as conexões WiFi podem ser afetadas por interferências externas de ondas eletromagnéticas, por isso eu falei em ondas de rádio nos páragrafos acima. O motivo número 1 seria a interferência de dispositivos próximos que muitas vezes nem tem relação direta ao roteador wireless. Há vários equipamentos eletrônicos que podem interferir na banda de 2,4 GHz. Alguns deles causam interferência porque também utilizam ondas de rádio para funcionar, como: CFTV Wireless, Bluetooth, Sensores de movimento, e smartphones. Já outros interferem simplesmente porque emitem ondas de radiação eletromagnética como um micro- ondas. Você deve sempre colocar seu roteador em algum local que ele possa se destacar e sofrer a mínima interferência possível. Eu utilizo o app Wi-Fi Analyzer para verificar o melhor canal wireless para meu roteador, mas você pode utilizar outro a sua escolha. O motivo de número 2 é o canal próximo ao seu, pois a interferência gerada pelo canal vizinho acontece quando roteadores clientes nos canais que se colcoam um por cima do outro efetuam broadcast ao mesmo tempo. Neste interim, você tentar escolher o melhor canal wireless neste emaranhado de canais sobrepostos é deveras importante. Se você tiver paciência e for ajsutando aos poucos, as interferências que são relacionadas a canais podem ser reduzidas, ou até excluídas por completo após a escolha do melhor canal Wi-Fi para sua rede. Como os canais 1, 6, e 11 não passam um por cima do outro, fize sua escolha nestes canais, Inclusive os roteadores Wireless mais novos conseguem lidar com a interferência de canal vizinho muito melhor do que os roteadores antigos aonde a padronização de canais era forçada no mesmo canal Wi-Fi.
Motivo número 3, seria a interferência entre canais ! Pelo que eu já vi e vejo acontecer, as redes wireless são proetadas para os dispositivos se revezarem na transmissão e recepeção de dados. Ás vezes este tempo de espera para que cada um dos dispositivos receba sinal verde para conversar é demorado, por que quanto mais dispositivos estiverem conectados a sua rede ou canal vizinho, maior o tempo de espera para o sinal verde. Isso é o resultado de vários roteadores wi-fi fazendo o possível para transmitir dados sem atrapalhar os outros roteadores. Imagine que você está em um show de rock com seu amigo(a), e é claro que todo mundo por lá está gritando e falando ao mesmo tempo, desta forma não se ouve quase nada de quem está ao seu lado pois todos estão falando e gritanto ao mesmo tempo. Fazendo uma analogia, é assim que a interferência entre canais acontece.
e a banda de canais de 5 GHz, como fica ? Atualmente a banda dos 5 GHz (802.11n and 802.11ac) oferecem caminhos mais livres nas altas frequências na verdade, ele oferece 23 canais de 20MHz que não se sobrepujam ! Os 5GHz que iniciam pelo 802.11n e vai até o 802.11ac, vem ganhando espaço. Se você tem um destes roteadores novos de 3 antenas ou mais, então você provavelmente tem um wi-fi 802.11n ou um wi-fi 802.11ac. Todo os que configurei possuem seleção de canal wi-fi automaticamente, ajustando a potência de sinal de saída para aumentar a velocidade, ao mesmo tempo em que reduz a interferência. Mesmo assim eu prefiro configurar manualmente !
Como está acompatibilidade de banda de canal de 5 GHz ? Se você se lembra, o padrão 802.11n foi lançado em 2009 e pode ser utilizado nas bandas de frequência de 2,4 GHz ou 5 GHz. O padrão 802.11ac foi lançado em 2013 e ampliou a faixa de frequência do canal de 40MHz no padrão 802.11n para 160 MHz, e largura de banda de canal obrigatória de 80 MHz para estações, resultando em taxas de transferência de até 1 gigabit . O 802.11ax que é chamado de wi-fi 6 pela Wi-Fi Alliance, é a versão mais recente do padrão IEEE 802.11, projetado para operar em todos os espectros de banda entre 1 e 7 GHz. Está mais do que comprovado que que roteadores wi-fi 802.11ax atingem velocidades de até 11 Gbit/s, em parte graças à capacidade de evitar interferências de redes vizinhas. Quando se usa a banda de 5GHz e se tem paredes grossas, ou obstáculos ao sinal, ele será depreciado pois a freuência de 5GHz não possuem muita força para enviar um sinal forte que seja rápido, neste caso você pode escolher um canal de 40, 80 e 160MHz. Com a utilização em massa dos 5GHz teoricamente não precisaremos mais selecionar o canal wi-fi mais adequado, pois isso seria automático feito pelo roteador, mesmo assim eu ainda acho uma boa idéia monitorar.
eu Devo utilizar a banda de canal de 2,4GHz ou 5GHz ? Meu conselho é, que se você possui um roteador wi-fi que seja bastante atualizado, acho que há uma grande chance de que seu roteador seja compatível com a banda de canal de 2.4GHz e 5.0GHz. Você tem que escolher qual banda é a melhor no seu caso, pois ambas as bandas têm seus prós e contras… Frequência/Banda de 2.4GHz: Oferece um alcance maior, inclusive atravessando barreiras, porém transmite dados em velocidades mais lentas. Frequência/Banda de 5.0GHz: Oferece menor área de cobertura, e sofre com obstáculos, porém transmite dados em velocidades mais rápidas. As frequências mais altas como é o caso dos 5GHz têm mais dificuldade em penetrar paredes e outros objetos mais sólidos, é por isso que a banda de 5GHz não é ideal para transmitir dados em longas distâncias. Ok, fico feliz pois os roteadores wireless mais atuais podem facilmente usar a banda automática de canal de 2,4GHz e de 5GHz ao mesmo tempo, oferecendo um modo automátiuco bem razoável ao meu ver. Esses tais roteadores são chamados de Dual-band (banda dupla), alguns destes roteadores são Tri-band (banda tripla) transmitem um sinal na banda de 2,4GHz e dois sinais na banda de 5GHz, ótimos para a zona da cidade onde se tem muitas redes wi-fi disputando sinal. Meu conselho final, é que se você não puder utilizar a banda de canal de 2,4GHz e 5GHz ao mesmo tempo, faça testes para ver o que melhor se adequa a você.